top of page

A violência no trânsito e o TEPT



A quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem anualmente no Brasil tem dimensões trágicas. Apenas em 2014, o Seguro DPVAT pagou mais de 52 mil indenizações por óbito e 596 mil por invalidez. Em 2013 foram 40.451 mortos no trânsito e em estradas. A situação parece pior quando se que vê esses números poderiam ser diminuídos pelos próprios motoristas: a imprudência e o desrespeito às leis são as principais causas de acidentes graves no país.


Recentemente, no dia 15 de dezembro, um sério acidente com um ônibus ocorreu na linha amarela, com fatalidades. Em setembro, outro ônibus vindo de Paraty em direção ao Rio de Janeiro também sofreu um acidente sério, não só devido a pneus carecas como também por exceder em 36 pessoas sua capacidade máxima.


Este tema merece bastante atenção, principalmente porque estamos chegando ao período de festas de fim de ano e as estatísticas de acidentes tendem a aumentar. Os excessos cometidos pelas pessoas nestes períodos levam muitos a não medirem as consequências de, por exemplo, misturarem álcool e direção.


Para as pessoas envolvidas nestes eventos, além da óbvia ameaça à integridade física, podem permanecer marcas mentais e emocionais do ocorrido. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode afetar indivíduos que passam por situações estressantes e ameaçadoras, acarretando em sintomas como a evitação de situações e coisas que lembrem o evento traumático, flashbacks e pesadelos, além de comumente ocorrer junto a outros transtornos, como a depressão. Os sintomas do TEPT não só causam grande sofrimento emocional como também prejudicam a própria rotina do sujeito. No caso de pessoas que sofreram acidentes, pode-se imaginar uma dificuldade em voltar a dirigir ou usar transporte público, o que atrapalharia seriamente o cotidiano do indivíduo.


A terapia, em conjunto com o tratamento medicamentoso, é de grande importância para a recuperação de pessoas que vêm a desenvolver o TEPT. O LINPES/IPUB oferece essa assistência de forma gratuita. Se você está à procura de tratamento, entre em contato pelo telefone abaixo ou pela aba de Contato do site.


Telefone: 99656 - 4020

Endereço: Av. Venceslau Brás, 71 Fundos. Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), CIPE novo - Urca - RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL.


Featured Posts
Recent Posts
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
bottom of page