top of page

Aproximadamente 11% dos moradores de Rio de Janeiro e São Paulo podem ter TEPT

O jornal Correio Braziliense fez uma importante matéria sobre a alta incidência de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) nas duas maiores capitais do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo. As informações contidas na reportagem foram retiradas do estudo “Conditional risk for posttraumatic stress disorder in a epidemiological study of a Brazilian urban population”, publicado no Journal of Psychiatric Research, realizado por pesquisadores da nossa equipe de pesquisa e tratamento para TEPT, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ).

Esse estudo mostrou que a violência urbana nas nossas capitais é um grave problema não apenas de segurança pública, mas um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e com sérias consequências para a saúde mental de muitos brasileiros. Foi visto que o risco de exposição a um evento traumático é de 86% nas duas metrópoles e que pelo menos 11% dos moradores de Rio de Janeiro e São Paulo apresentam risco condicional de desenvolver o referido transtorno. Além disso, foi visto que entre as mulheres esse índice é três vezes maior que em homens. Observou-se ainda que, dentre os casos de TEPT encontrados na amostra das duas cidades, 35% foram devido a morte súbita ou inesperada de uma pessoa próxima e 40% devido a violência interpessoal.

Com isso, vemos como a violência que assola o Brasil e atinge índices cada vez mais alarmantes deixa a nossa população ainda mais vulnerável ao desenvolvimento de TEPT. Portanto, torna-se ainda mais relevante a difusão do conhecimento sobre o assunto e de seu tratamento, já que o TEPT apresenta-se como um transtorno debilitante dos processos cognitivos, afetivos e comportamentais, que gera prejuízo significativo na vida do paciente, muitas vezes, com sintomas incapacitantes por muitos anos.


Leia a matéria na íntegra no link abaixo.



Featured Posts
Recent Posts
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
bottom of page