top of page

Violência urbana e seus efeitos

  • tepteviolenciaurba
  • 15 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

“Violência cresce no Rio”. Tema comum nos noticiários, os casos de violência na cidade do Rio de Janeiro e, em grandes centros urbanos, constituem um dos principais problemas endereçados ao poder público.


Tal panorama não é observado apenas no Rio de Janeiro. Estudos mostram que as taxas de violência urbana crescem em todo o Brasil. São várias as formas de violência: assaltos, roubos, furtos, estupro, acidentes no trânsito, sequestro etc. As chances de uma pessoa passar por um evento traumático desse tipo no Rio de Janeiro pode chegar a 90%. Tais eventos trazem ameaça à vida e à integridade física. A mídia normalmente menciona apenas os efeitos diretos e imediatos dos atos violentos, informando os prejuízos materiais, o número de feridos e de mortos envolvidos no incidente. No entanto conviver com a violência, além de trazer consequências físicas, pode desencadear uma série de implicações para a saúde mental das vítimas.


Os efeitos psicológicos decorrentes da violência urbana podem ser observados logo após o trauma, o que chamamos de Transtorno Agudo de Estresse, e persistir por um longo tempo após a experiência traumática, o que constitui o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT).


Isso não quer dizer que todas as pessoas expostas a eventos traumáticos desencadeados pela violência urbana desenvolverão TEPT. Atualmente as chances de alguém desenvolver esse transtorno são de 3,3% no Rio de Janeiro. As reações a essas experiências são muito variadas, tanto pelo tipo de trauma vivido quanto pela forma como cada pessoa o vivencia.


No entanto, é importante considerar que os altos índices de violência mantém as pessoas vulneráveis e o medo passa a ser uma emoção constante, colocando-as na posição de possíveis vítimas.


O diagnóstico de TEPT requer que os sinais e sintomas estejam presentes por no mínimo um mês. Compreende a sensação de estar revivendo o trauma através de pesadelos ou flashbacks, recusa em lembrar-se dessa experiência, evitação de estímulos que lembrem o trauma, sobressalto e hipervigilância a estímulos que antes não desencadeavam essa reação, perda de interesse por atividades antes prazerosas, capacidade reduzida de sentir emoções, dificuldade de concentração, insônia, irritabilidade etc. Outros transtornos de ansiedade, depressão e abuso de substâncias também podem estar presentes juntamente ao TEPT.


Se você foi vítima de algum tipo de violência e apresenta alguns dos sintomas mencionados não hesite em buscar tratamento. A equipe do LINPES / IPUB oferece atendimento médico e psicológico gratuitos para o tratamento do TEPT. Entre em contato:


Tel: 99656-4020

Endereço: Av Venceslau Bras, 71 Fundos. Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) – Urca.


 
 
 

댓글


Featured Posts
Recent Posts
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Follow Us
Search By Tags
bottom of page