top of page

Infância e TEPT

  • tepteviolenciaurba
  • 22 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

A infância é uma fase importante na formação do ser humano tanto pela relação que a criança cria com seu ambiente como pela maturação cerebral que inclui o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social. Infelizmente, porém, essa é uma fase que não está isenta de riscos que podem se tornar traumas. Crianças expostas a eventos traumáticos, tais como violência, maus tratos, abusos, situações de guerra e desastres naturais podem desenvolver um quadro de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), um quadro psicopatológico comum em crianças e adolescentes expostas a experiências traumáticas - assim como o Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Ansiedade de Separação.

Há pouca diferenciação entre sintomas de TEPT em adultos e crianças. Ambos podem ter em sua sintomalogia: a revivescência do evento traumático; evitação de objetos, situações ou pessoas que lembrem o evento; e excitabilidade fisiológica aumentada.

No entanto, algumas diferenças podem ser observadas na manifestação do transtorno na criança: os sintomas de revivescência do trauma podem ser manifestados em brincadeiras e jogos repetitivos que reencenam a situação traumática. Adultos podem ter sonhos e flashbacks com relação ao evento, já a criança pode ter pesadelos recorrentes, mas não necessariamente com conteúdos relacionados ao trauma. A criança também pode desenvolver medos não específicos com relação ao trauma, como medo do escuro ou de monstros. Podem apresentar também sintomas físicos como dores de cabeça e estomacais constantes. A criança pode ainda apresentar uma perda de habilidades já adquiridas, tal como uma perda da fala ou um retrocesso para uma fala mais infantilizada; e um atraso no desenvolvimento em geral, assim como a perda de interesse em atividades e brincadeiras que antes eram prazerosas.

Apesar de experiências traumáticas deixarem marcas profundas que podem perdurar muito além da infância o tratamento e intervenção fazem com que ela possa superar essas marcas. A criança precisa de uma rede de apoio onde se sinta segura e tenha uma relação positiva para desenvolver habilidades cognitivas, sociais e afetivas, para assim evitar que os sinais de TEPT se tornem crônicos.


 
 
 

Σχόλια


Featured Posts
Recent Posts
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Follow Us
Search By Tags
bottom of page