Depressão
- tepteviolenciaurba
- 25 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Um evento traumático é uma experiência que produz um choque emocional e pode causar sofrimento psíquico. Apesar de cada pessoa emitir respostas de modo particular, há reações comuns relacionadas às experiências traumáticas que, dependendo de cada um, podem se apresentar mais intensas ou não. Dentre elas, destacam-se as reações depressivas.
Após a vivência de eventos estressantes que podem gerar Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), e mudanças do dia- a- dia decorrentes do transtorno, como perda de emprego, alterações na rotina familiar etc, não é incomum que essas pessoas também apresentem sentimentos negativos, de tristeza, inutilidade, desespero, desânimo, desesperança, tédio e apatia. Tornam-se pessoas que se irritam mais com as coisas, que choram com mais frequência e mais facilmente, que se sentem desmotivadas e constantemente cansadas. Perdem a capacidade de sentir prazer até mesmo nas atividades antes consideradas prazerosas assim como a capacidade de tomar decisões. Podem sentir que os planos que tinham para o futuro parecem não importar mais, ou que a vida não tem mais valor. Muitas vezes há perda do apetite, recusa à interação social, perda da concentração e diminuição tanto do desejo sexual quanto da resposta sexual. O sentimento de autoestima diminuída, o pessimismo e ideias de arrependimento podem conduzir a desejos de desaparecer, dormir para sempre, se ferir ou se matar. Isso tudo ocorre porque o evento traumático muda tanto a maneira como essas pessoas veem o mundo, as outras pessoas e a si mesmas, que é compreensível se sentir triste e afligir-se com o que perderam em decorrência deste.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vem comprovando, através de inúmeras pesquisas, a sua eficácia no tratamento de diversos transtornos e, junto com o tratamento medicamentoso, contribui para uma melhora efetiva da depressão. O principal objetivo da TCC é conscientizar o paciente sobre a necessidade de modificar sua maneira de interpretar os fatos à sua volta, e principalmente de saber lidar melhor com problemas depressivos. Isso ocorre através da identificação, avaliação e restruturação de certos pensamentos distorcidos e crenças irracionais que determinam o sentimento e o comportamento depressivo.
Comments